sábado, 2 de março de 2013

Praia de Itapoá, a preferida do Estado http//portoitapoa.blogspot.com

NOTICIAS GERAIS

Após três meses de votação e escolhida a melhor praia de Santa Catarina com 66,7% total dos votos, Itapoá ganha destaque em todo estado. Realizada pela Revista de Verão, do Grupo RBS, a eleição através do índice de satisfação do veranista mostrou que a tranquilidade e belezas naturais são a preferência dos turistas. Águas quentes e tranquilas, boa balneabilidade e a calmaria foram os pontos mais destacados pelos leitores.

Praia de Itapoá, no Norte do Estado, é a número um no coração dos veranistas nesta temporada
Depois de três meses de eleição, balneário foi o escolhido pelos eleitores

A cada verão, milhares de turistas vêm ao litoral de Santa Catarina atrás de algumas das praias e baladas mais procuradas do país. A Praia de Itapoá, a campeã do Índice de Satisfação do Veranista (classificação criada pela Revista de Verão para que leitores escolhessem a melhor praia do Estado) está na contramão de tudo isso.
A cidade de apenas 15 mil habitantes não tem beach clubs ou restaurante famosos, mas os leitores que garantiram a vitória do balneário, com 66,7% dos votos, apontam a preservação natural e o sossego como características que fazem da região um destino especial. O nome Itapoá tem origem indígena e significa “pedra que aparece”. A tal pedra fica no Balneário de Maresias, a 300 metros da faixa de areia, e pode ser avistada em dias de maré baixa.
Praia, aliás, é o que não falta. A areia começa na Barra do Saí (na divisa com o Paraná) e vai até a Baía da Babitonga. São aproximadamente 32 quilômetros de paisagens que recebem 250 mil turistas a cada temporada de verão. Pela proximidade com o Estado vizinho, a prefeitura estima que 80% dos turistas que visitam o município sejam do Paraná principalmente da capital Curitiba.
Bom para surfe, o balneário atrai muitos praticantes do esporte. A limpeza é outro ponto que merece destaque: de acordo com a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), a Praia de Itapoá nunca teve problemas de balneabilidade. Desde que o órgão passou a monitorar a qualidade das águas no local, o que já aconteceu 236 vezes, ele nunca esteve impróprio.
Secretária em Palmas (PR), Cristina Mello dos Santos escolheu a cidade para passar férias muito tranquilas com a família:
— É a primeira vez que eu venho. Quem me indicou disse que era uma praia de pescadores, muito calma. Vim atrá de sossego — contou Cris, enquanto brincava com a pequena Julia, de três anos.
Pontal da Figueira
Saia do pacato Centro de Itapoá e siga pela via que acompanha a praia no sentido sul. No caminho você avistará o Farol do Pontal, com suas tradicionais listras brancas e vermelhas. Construído em 1948, a estrutura de oito metros foi edificada para guiar as embarcações que adentram a Baía da Babitonga.
Continue o percurso e perceba a mudança no cenário. A paisagem natural aos poucos se mistura com o enorme maquinário do porto e com o colorido dos contêineres. No local, há um píer para observar os equipamentos modernos e gigantes. Não deixe de visitar ainda a antiga figueira que dá nome à região.
Belo visual
Um dos visuais mais bonitos de Itapoá é a região de três pedras, na Praia de Itapema do Norte. É parte mais moderna do balneário. As três pedras formam uma bonita composição e, além de banhistas e pescadores, gaivotas escolhem o local para descansar e se alimentar.
Passeio de lancha
A empresa Mavican realiza passeios de lancha pela região. No roteiro estão os portos de Itapoá e de São Francisco do Sul e as ilhas da região. O passeio de uma hora, para até sete pessoas, custa R$ 240. A diária — das 8h às 18h, também para sete pessoas — custa R$ 1,5 mil, mas vale a pena pedir um desconto. Tem negociação.
Mais informações e agendamentos pelo telefone (47) 3459-1131.
Observação de pássaros
Itapoá recebe anualmente ornitólogos (pesquisadores de pássaros) e apaixonados por aves de diversas parte do mundo. Só na Reserva Volta Velha, principal ponto de observação de aves na região, foram catalogadas mais de 230 espécies, entre elas a maria-catarinense, pássaro-símbolo de Itapoá e que só vive nesta localidade. A reserva tem cem hectares de mata preservada e é particular. Mas fica aberta o ano todo para visitação, com opções de hospedagens. Existem três trilhas para quem quer se aventurar pela mata, cada uma com duração e grau de dificuldade diferentes. É possível concluir o percurso sozinho, mas é muito mais interessante ir com um guia. O português Beto Vieira vive em Itapoá há cinco anos. Foi ali que adquiriu o encanto pela fotografia e pelas aves. Ele acompanha grupos que desejam conhecer a região, conhece cada canto do local e possui gravados em um iPod mais de 500 sons para chamar os pássaros na reserva. Não esqueça o repelente e uma roupa leve, mas fechada: são muitos os pernilongos em meio à mata úmida e fechada.
Informações pelo site www.reservavoltavelha.com.br.
Cidade jovem
Itapoá ainda está engatinhando no que diz respeito à infraestrutura para o turismo, pois a cidade tem apenas 23 anos – antes pertenceu a São Francisco do Sul e Garuva. De acordo com o secretário de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, Conrado Schneider, há projetos para a revitalização da orla e para a instalação de chuveiros ecológicos já para a próxima temporada.
Por enquanto, é melhor ir preparado, levando de casa cadeira e guarda-sol, já que não existe serviço de locação. Não há quiosques na praia, mas em alguns pontos há lanchonetes e restaurantes à beira-mar. Também não há banheiros químicos, mas há muitos locais para deixar o carro bem próximo da areia, gratuitamente.
Como chegar
Para quem sai de Florianópolis, pegue a BR-101 no sentido norte por cerca de 200 quilômetros. Siga as placas Itapoá e ande pouco mais de 30 quilômetros pelas estradas SC-412 e SC-415. Dá para ir por Joinville ou São Francisco do Sul, via travessia de balsa.
Confira depoimentos de leitores que escolheram Itapoá:
"Águas limpas e quentes, uma maravilha. Faz seis anos que eu e minha família passamos férias em Itapoá." Eliza Mariussi Petrenco, de Tupãssi (PR).
"Sem dúvida, a melhor praia é Itapoá. Povo muito legal e hospitaleiro, ótima praia para banho e tranquila, além da facilidade de acesso." Rodrigo Munhoz, de Campo Alegre.
"Itapoá merece ser reconhecida por sua extensão e pela sua calmaria, com belas praias, todas com 100% de balneabilidade. Sem prédios na orla, o visual da praia fica muito mais claro." Rafael Aires, de Itapoá.
Por Anelize Salvagni – Grupo RBS

sexta-feira, 1 de março de 2013

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Expansão - Itapoá ampliará instalações e cais- http//portoitapoa.blogspot.com

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O porto de Itapoá iniciará em 2013 a ampliação de seu cais e pátio. Com a expansão do cais, de 630 para mil metros, e do pátio, de 150 mil para 450 mil metros quadrados, o porto poderá movimentar até dois milhões de TEUs por ano, ante os 500 mil TEUs de capacidade atual. O porto espera um acréscimo significativo da demanda já para o início desse ano


Assessorias comentam reportagem sobre irregularidade em portos http//portoitapoa.blogspot.com

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 Assessoria do porto de Suape e da Secretaria Especial de Portos comentam reportagem sobre irregularidades em estatais de portos publicada na Folha.

O porto de Suape informa que a obra citada na reportagem "Presidência flagra irregularidades em estatais de portos" refere-se à dragagem de acesso ao Estaleiro Atlântico Sul.

O porto explica que, após as divergências apontadas na prestação de contas analisada pela Secretaria de Controle Interno (Ciset), foram encaminhados esclarecimentos e documentos para atender aos questionamentos da Ciset e da Secretaria Especial de Portos (SEP).

Ao final, a Ciset recomendou que a SEP reabrisse o processo de análise, que está em andamento.

PÂMELLA CAVALCANTI, assessora de comunicação de Suape - 

Setor portuário movimenta 904 milhões de toneladas em 2012 http//portoitapoa.blogspot.com

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O setor portuário brasileiro (instalações públicas e privadas) movimentou, no ano passado, 904 milhões de toneladas. Esse número representou um crescimento de 2,03% em relação ao total movimentado em 2011, que foi de 886 milhões de toneladas. Essas informações são do Anuário Estatístico Aquaviário 2012, divulgado ontem, quinta-feira (28), pela ANTAQ.

Os terminais de uso privado (TUPs) movimentaram 65% das cargas, isto é, 588 milhões de toneladas. Em 2011, esse número foi de 577 milhões de toneladas. Registrou-se, portanto, um crescimento de 1,91%.

Os portos públicos ficaram com 35% das cargas. Em 2011, essas instalações movimentaram 309 milhões de toneladas. No ano passado, foram 316 milhões de toneladas: um crescimento de 2,27%.

Em relação aos portos, destaque para Itaqui (MA), que movimentou 12,87% a mais que 2011. Paranaguá (PR) registrou crescimento de 8,07%. Santos, de 5,51%.

O TUP Almirante Tamandaré, do Rio de Janeiro, registrou crescimento de 16,67% na movimentação em comparação com 2011. O TUP MBR, também no Rio de Janeiro, obteve crescimento de 5,51%. Já a movimentação no TUP Madre de Deus, na Bahia, cresceu 4,64%.

O diretor interino da ANTAQ, Fernando Fonseca, ressaltou que o Anuário Estatístico Aquaviário é um instrumento importante para a regulação e a fiscalização da Agência. “O anuário é um documento de referência para o setor”, apontou Fonseca.

Já Mário Povia, diretor interino da ANTAQ, afirmou que “o anuário é feito em bases de dados sólidas e que, a cada ano, vem melhorando suas informações.”

Serviço

O Anuário Estatístico Aquaviário 2012 já está disponível no site www.antaq.gov.br. O estudo é dividido em sete partes: frota mercante, movimentação portuária, transporte em vias interiores, transporte na navegação de cabotagem, transporte na navegação de longo curso, afretamento e acordos bilaterais. 

Fonte:Antaq

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Reforma no México deve gerar novo boom de petróleo

Reforma no México deve gerar novo boom de petróleoO chefe do monopólio estatal de petróleo do México acredita que os legisladores deverão aprovar a importante reforma do setor de energia proposta pelo presidente Enrique Peña já no terceiro trimestre deste ano, uma medida que deverá resultar em dezenas de bilhões de dólares em investimentos estrangeiros.

Grandes petroleiras como a Exxon-Mobil e a Royal Dutch Shell, anteriormente alijadas do mercado pelas políticas energéticas protecionistas do país, já disseram estar prontas para investir se o Congresso aprovar a aguardada reforma.

"Estou confiante de que os partidos políticos chegarão a um acordo", disse ontem ao "Financial Times" Emilio Lozoya, recentemente nomeado diretor-presidente da Pemex, em sua primeira entrevista de fôlego.

Lozoya disse que a reforma permitirá à Pemex trabalhar lado a lado com as maiores companhias de petróleo do mundo pela primeira vez em mais de meio século. A Pemex, com receitas anuais de mais de US$ 100 bilhões, é a sétima maior produtora de petróleo do mundo.

O peso de ser a máquina de fazer dinheiro do governo - a Pemex contribui com mais de um terço das receitas federais - a deixou com problemas para explorar algumas das mais promissoras reservas de petróleo da América do Norte.

"Não podemos fazer isso sozinhos", disse Lozoya. "Precisamos mudar o arcabouço legal do México para que as companhias possam dividir os riscos."

Lozoya também descartou a possibilidade de a Pemex ter parte de seu capital aberto, como aconteceu com a Petrobras no Brasil e a Ecopetrol na Colômbia. "Não, definitivamente não", afirmou. "Não na administração de Enrique Peña Nieto."

A Pemex vem sofrendo com anos de investimentos insuficientes, e sua produção caiu de um pico de 3,4 milhões de barris por dia em 2004, para menos de 2,6 milhões de barris/dia. No mês passado, uma explosão em sua sede na Cidade do México matou 32 pessoas.

O otimismo de Lozoya transparece no momento em que os investidores desviam suas atenções do Brasil para o México, o que está levando o mercado de ações locais a apresentar altas recorde. Peña Nieto prometeu aprovar o pacote de reformas mais ambicioso em décadas.

Economistas acreditam que as medidas - que incluem reforma tributária, na competição, no mercado de trabalho e na educação - poderão transformar o México em um dos mercados emergentes mais promissores do mundo e elevar o crescimento econômico para 6% ao ano.

A energia é o ponto central das reformas de Peña Nieto. O México tem reservas de petróleo estimadas em 115 bilhões de barris, comparáveis às do Kuait. Apenas pouco mais da metade das reservas é não convencional, incluindo gás de xisto.

Lozoya não quis falar sobre os termos que poderá oferecer aos investidores. As companhias de petróleo gostariam de ver um sistema que as permitisse dividir os lucros de novos projetos de exploração e contabilizar reservas.

Se as reformas não acontecerem, Lozoya disse que a Pemex ainda conseguirá aumentar a produção para 3 milhões de barris de petróleo por dia até o fim do primeiro mandato de Peña Nieto, em 2018.

Fonte: Valor Econômico

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Há dez casos de sobrepreços em contratos e licitações nos portos estatais

Auditorias realizadas pela Presidência da República apontam, desde 2010, irregularidades e exemplos recorrentes de má gestão nas sete companhias Docas geridas pelo governo federal.

Há desde casos de sobrepreços em contratos e licitações direcionadas até exemplos de descaso com equipes de fiscalização e falhas de segurança no controle de contêineres e das embarcações.

Empresas dizem que fazem obras de melhorias em portos
Empresa quer antecipar em dez anos renovação no Porto de Santos

Estatais responsáveis pela gestão de 17 dos principais portos do país, as companhias acumulam prejuízos ao longo dos anos. Apenas no governo Dilma Rousseff, tiveram de receber aportes de R$ 1,2 bilhão do Tesouro para honrar seus compromissos.

Em um momento em que o Planalto elege a reestruturação dos portos como prioridade para desatar nós logísticos do setor produtivo, os problemas apontados revelam um amplo leque de reparos a serem feitos para uma efetiva dinamização.

A Folha analisou 126 relatórios e notas técnicas produzidas sobre as Docas nos últimos três anos pela Secretaria de Controle Interno da Presidência. Criada na década de 1990, ela atua de forma autônoma a outros órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

Os documentos mostram que, apesar da proximidade física e hierárquica com a presidente Dilma Rousseff, as avaliações do órgão interno costumam ter pouco ou nenhum efeito.

Um exemplo foi a verificação de um potencial prejuízo de R$ 42 milhões em obras bancadas pelo governo federal no porto de Suape, administrado pelo governo de Pernambuco.

Apesar das irregularidades apontadas, a Secretaria Especial de Portos não tomou qualquer providência, embora "tenha sido dispensado tempo suficiente para que tais problemas fossem solucionados". Diante da inércia, o caso foi para o TCU.

CODESP

Situação semelhante ocorreu na Codesp, responsável pelo porto de Santos. Segundo o órgão da presidência, a companhia celebra "recorrentemente" contratos com escritórios particulares de advocacia, sem licitação, apesar de alertas já feitos por órgãos de controle. Com a reincidência verificada mesmo após o alerta, o caso foi encaminhado ao TCU.

Outro exemplo de irregularidades e descaso envolve a companhia Docas da Bahia. Auditoria feita no segundo semestre de 2012 mostra que 25 recomendações feitas pela secretaria no ano anterior não foram cumpridas.

Os fiscais alertam para falhas de segurança, com descumprimento de protocolos portuários internacionais. Também reclamam de obstáculos à fiscalização, com a ausência de entrega de documentos de processos de licitação e de sindicâncias contra funcionários da Docas.

Para melhorar a gestão dessas companhias, o pacote de portos anunciado por Dilma em dezembro de 2012 previu que elas terão de seguir metas detalhadas. Os diretores que descumprirem os objetivos serão demitidos. 


Fonte: Folha de São Paulo/BRENO COSTA//MMI AMORA/FERNANDA ODILLA DE BRASÍLIA

Portos terão capacidade esgotada dentro de dois anos, diz ministro

O ministro da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino, reiterou ontem, terça-feira (26), que o objetivo da Medida Provisória (MP) 595, que estabelecerá as novas regras para o setor portuário, foi definido a partir de um diagnóstico de baixa eficiência logística no escoamento da produção e do breve esgotamento da capacidade instalada.

Segundo ele, até 2015, a capacidade dos portos brasileiros não dará mais conta da demanda, que vem evoluindo a cada ano. Projeta-se uma movimentação de 373 milhões de toneladas para daqui a dois anos, quando, hoje, os portos dispõem de capacidade instalada de 370 milhões de toneladas. Estudando a evolução da movimentação portuária, o governo estima que o déficit, em 2030, alcançará o montante de 487 milhões de toneladas.

Com a MP, a tentativa é, segundo o ministro, tornar os portos públicos, administrados pelo governo federal, mais competitivos, abrindo frentes de concessão de serviços portuários à iniciativa privada para, dessa forma, chegar a uma redução dos custos da atividade. Além disso, o objetivo é ter mais investimentos para o setor.

Números apresentados hoje (26) por Leônidas Cristino e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em conversa com jornalistas, mostram que cada contêiner movimentado no Porto de Santos tem o custo de US$ 360. Esse valor é 47% maior do que o do Porto de Roterdã, na Holanda. Em Hamburgo, na Alemanha, o custo da movimentação de cada contêiner é US$ 273, enquanto em Cingapura fica em US$ 197.

A fim de atrair o interesse de investidores privados no setor, o governo já vem aplicando recursos nos portos. Foram feitas obras emergenciais, como dragagens de aprofundamento em mais de 20 portos, para navios entrarem e saírem mais pesados, com 100% da capacidade, além da ampliação e sustentação de berços – locais onde os navios atracam. A expectativa é que o investimento público no setor alcance R$ 6,4 bilhões, sendo R$ 3,8 bilhões destinados à dragagem de aprofundamento dos canais e também de manutenção. O montante é complementar aos R$ 8,4 bilhões previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Depois de feita a dragagem, o governo promoverá a licitação e a empresa vencedora poderá explorar o terminal por dez anos. A manutenção ficará sob responsabilidade do vencedor do processo de licitação.

De acordo com Gleisi Hoffmann, outro ponto a ser mudado com a MP é o excesso de instâncias deliberativas. “Nem sempre descentralizar é garantir eficiência. Nesse caso [dos portos], integrar é o melhor caminho”, disse a ministra. Agora, a responsabilidade pelos trâmites relativos à atividade portuário deixará de ser dos conselhos regionalizados da autoridade portuária (CAPs) e ficará a cargo da Secretaria Especial de Portos.

Lançamento da pedra fundamental marca a chegada da fábrica de tratores LS Tractor no país

O governador Raimundo Colombo participou nesta quarta-feira, 27, em Garuva, do lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica de tratores da LS Tractor no Brasil. Pertencente ao grupo sul-coreano LS Mtron, o empreendimento conta com investimentos de US$ 30 milhões e deve gerar inicialmente 100 empregos diretos e mil indiretos. A empresa foi beneficiada pelo Governo do Estado com incentivos fiscais do programa Pró-Emprego e com isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em operações de importação de produtos comercializados no Brasil e de matéria-prima industrializada no Estado. 
Raimundo Colombo afirmou que a chegada da LS Mtron consolida o desenvolvimento do Estado na geração de emprego e renda. “Para nós, é muito importante trazer a tecnologia da Coreia, referência para o mundo. Santa Catarina é modelo de produção agrícola. Apesar de ter 1% do território brasileiro, somos o 5º maior produtor de alimentos. Quando se abre uma indústria, se criam muitas oportunidades. Essa empresa em Garuva é um reconhecimento pelo trabalho do nosso povo.” 
No ano passado iniciou o projeto de construção da unidade, que deve entrar em operação no mês de agosto. A fábrica brasileira terá capacidade para produzir cinco mil unidades por ano de tratores de 25 a 100 cavalos de potência. A empresa já tem um plano ousado de crescimento no mercado interno: planeja contratar, até 2020, um total de 400 empregados na unidade catarinense. Com uma estratégia que prevê um crescimento anual de 24% nas vendas, o LS Mtron estima ter 9% do mercado até 2016 e ser a líder em 2020, com 15% do mercado de tratores do Brasil. 
Para o presidente mundial da LS Mtron, Jae Seol Shim, a colocação da pedra fundamental é o segundo mais importante passo que a fábrica está dando para a concretização de seu projeto. O primeiro, segundo ele, foi em 2010, quando iniciaram os estudos de viabilidade econômica do projeto. “A instalação desta unidade fabril no Brasil significa bem mais que uma nova fábrica, mas a abertura de novas fronteiras e desafios. Queremos aqui propor a união de forças para juntos construirmos um presente e futuro promissor. E muito em breve estaremos dando o terceiro passo desta jornada, que é a inauguração da nossa empresa.” 
Inicialmente, a pretensão do empreendimento é atuar nos mercados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em uma segunda etapa, o grupo planeja também produzir em Garuva máquinas injetoras e componentes de automóveis. O presidente do grupo LS Mtron no Brasil, Jung Soo Yoo, disse que a escolha para a instalação da fábrica em Santa Catarina foi motivada porque o Estado possui produtores rurais com alto grau de profissionalização e que a cada ano buscam novos equipamentos para o trabalho na terra. “Queremos dizer que viemos para uma relação duradoura de parceria positiva, pois queremos oferecer aos produtores qualidade e inovação e também fazer parte do processo econômico do Brasil.” 
Saiba mais - A LS Mtron é uma das principais indústrias do grupo LS, originário da coreana LG Electronics. Uma empresa global que é o 13º maior grupo empresarial da Coreia do Sul com vendas anuais acima de US$ 30 bilhões e com mais de 21 mil funcionários em todo o mundo. Atua no segmento de máquinas e eletrônica. Uma das suas subsidiárias é a Divisão de Tratores, a LS Tractor, que é a maior fabricante deste produto da Coreia do Sul, com capacidade de produção de 50 mil tratores/ano, fabricando tratores que vão de 23 a 100 cavalos que oferecem tecnologia embarcada presente hoje somente em tratores de grande potência. A exemplo do que já fornece em outros países, o objetivo da empresa é fazer com que os pequenos e médios produtores bem como agricultores familiares brasileiros também tenham acesso a esta tecnologia.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Fatma promove audiência pública para discussão do Complexo Eólico Bela Vista, em Imaruí

 A audiência será no dia 05 de março, na Câmara de Imaruí

Atendendo a Política Nacional de Meio Ambiente bem como Resoluções nº 001/86 e 009/87 do CONAMA e 01/2006 do CONSEMA/SC, tornando obrigatório para atividades potencialmente geradoras de significativo Impacto Ambiental a elaboração do EIA/RIMA, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, PAULO ROBERTO BARRETO BORNHAUSEN e o Presidente da Fundação do Meio Ambiente – FATMA, GEAN MARQUES LOUREIRO, convidam a todos para participar da Audiência Pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA do Complexo Eólico Bela Vista, Município de Imaruí, de responsabilidade da Empresa Eólica Bela Vista Ltda.

DATA: 05 de março de 2013
HORÁRIO: 19:00 horas
LOCAL: Câmara de Vereadores de Imaruí
ENDEREÇO: Praça Getúlio Vargas, Imaruí/SC.


O documento RIMA continua à disposição para consulta na Biblioteca da FATMA, Rua Felipe Schmidt, nº 485, Centro, Florianópolis; na Prefeitura Municipal de Imaruí, Rua José Inácio da Rocha, nº 109, Imaruí; na Escola de Ensino Fundamental Municipal Prefeito Portinho Bittencourt, Rua Antônio Bittencourt Caponema, snº Imaruí; na Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental da FATMA de Tubarão, Rua Padre Bernardo Freuser, nº 27, Centro, Tubarão e no site da FATMA: www.fatma.sc.gov.br

 
Publicado por:   Assessoria de Informação.