sábado, 9 de março de 2013

Rede Marista oferece capacitação gratuita

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O Centro Educacional Marista Curitiba, da Rede Marista de Solidariedade, parte do Grupo Marista, oferece gratuitamente a jovens entre 15 e 18 anos, que estejam cursando o 2° ou 3° ano do Ensino Médio, o Curso Técnico em Informática para Internet. 
Com aulas teóricas e práticas, o curso está dividido em três módulos e inclui disciplinas como animação gráfica, programação multimídia e jogos digitais. 
As aulas terão início em 4 de março e serão ministradas no período vespertino, com 18 meses de duração. 
Na modalidade concomitante, o educando realiza o curso técnico no período complementar ao ensino médio. O prazo para inscrições vai até o dia 26 de fevereiro.
O Centro Educacional Marista Curitiba fica na rua Raul Pompéia, 188, Cidade Industrial (ao lado do Restaurante popular). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3245 0863 / 3249 1171 ou pelo e-mail: cem.ctba@marista.org.br

Polícia flagra bebê sendo transportado no pé da mãe em automóvel

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Um bebê de seis meses foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina sendo transportado no chão de um automóvel.

A abordagem aconteceu na tarde de quinta-feira (07), na BR-282, em Campos Novos. A criança estava em frente ao banco da frente da passageira, nos pés da mãe, de 19 anos.

A família viajava de Ponte Serrada, no Oeste de SC, para Palmas, no Paraná. Os pais foram multados e o veículo ficou retido até que a cadeirinha fosse providenciada.

Conforme a PRF, transportar um bebê de forma inadequada é considerada uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,27

O maior navio de cargas da Maersk

Emma Maersk

O Maior Navio de Contêineres do Mundo (Emma Maersk), operando no maior porto do Mundo (Porto de Rotterdam - Holanda).
São 11 Guindastes especiais para contêiner operando ao mesmo tempo....

Algumas informações da Embarcação Porta-Contêineres

- Nome: Emma Maersk
- Origem: Dinamarca
- Comprimento - 397 metros
- Largura - 63 metros
- Calado (carregado) - 16 metros
- Deslocamento bruto - 123.200 tons
- Propulsão - Um motor diesel de 14 cilindros em linha, produzindo 110.000 BHP, eixo e hélice    únicos.
- Velocidade de serviço  50 Km/h
- Custo estimado - Acima de US$ 145 milhões.
- Capacidade: 15.000 TEU's (1 TEU = 1 Contêiner de 20 pés)
- Tripulantes - 13
- Primeira Viagem: 08/09/2006

sexta-feira, 8 de março de 2013

Frete do milho sinaliza para um preço alto nesta safra

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Durante a abertura da Expodireto Cotrijal, realizada nesta semana – de 04 a 08 de março -, em Não-Me-Toque, RS, o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, expressou a diversas autoridades sua preocupação com os custos que estão incidindo sobre a safra de milho, um dos principais insumos da avicultura.

"Conversei, no evento, com produtores de milho de Sorriso (MT) e eles informaram que a segunda safra deste grão será excelente. Porém, enquanto irão receber R$ 13,00 por saca do produto, vão gastar R$ 18,00 por saca para transportar até o Sul do País, onde se concentra a produção avícola. Ou seja, os custos de logística e frete vão tirar o brilho de uma grande safra brasileira de milho, projetada para produzir 185 milhões de toneladas", afirmou Turra. Segundo ele, esta perspectiva também contribui para desestimular o plantio da próxima safra. 

Este cenário não está limitado apenas à região Sul. De acordo com Turra, o problema com a logística dos grãos é geral no Brasil. “Os avicultores do Nordeste também sentirão os altos custos do frete do milho”. O presidente da Ubabef lembrou que há quase dois anos, ao realizar o 22° Congresso Brasileiro de Avicultura, a entidade divulgou um documento com cerca de 70 propostas de iniciativas para superar gargalos na infraestrutura logística do Brasil, incluindo rodovias, ferrovias e portos, e que não beneficiariam apenas o setor avícola, mas todo o agronegócio nacional. "Isto mostra nossa preocupação constante com este problema, que contribui para pressionar os preços da carne de frango ao consumidor no mercado interno e afeta de forma dramática nossa competitividade no mercado internacional", enfatizou Turra.


Alta do custo de produção do frango no Brasil amplia vantagem para o frango americano

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O presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, dá o alerta ao setor. “O custo de produção do frango vivo nos Estados Unidos já está bem próximo do custo do frango brasileiro. Nosso custo chegou no limite”, revela. Segundo ele, em 2002, o custo do frango vivo no Brasil era de US$ 0,40. Hoje, em 2013, este custo está em torno de US$ 1,15. “Nos Estados Unidos, esse mesmo custo, em 2002, era de US$ 0,70. Hoje, está na casa de US$ 1,20”. 

A proximidade dos custos é preocupante para setor avícola brasileiro, pois amplia a margem de competitividade do frango americano no mercado internacional. “Nossos custos subiram demais por conta dos gargalos de logística, que ainda temos no País, e também por conta dos elevados preços do milho e da soja”, avalia Turra. “Precisamos que o governo nos auxilie nestas questões de infraestrutura de transporte, de armazenagem de grãos e também burocráticos, além de incentivar parcerias públicas com o setor privado para sanar algumas situações emergenciais deste cenário”.

Expectativa de safra de grãos de 1,24 mi de ton

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A previsão da safra de grãos cearense para o ano de 2013 registrou um pequena alta de 0,25% no mês passado ante o previsto em janeiro. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) é feito mensalmente e tem como base do estudo condições climáticas ideais e nenhuma incidência de pragas. Daí a explicação de uma colheita de 1,24 milhão de toneladas - quase cinco vezes maior que a do ano passado.

"É uma previsão esperada. Isso aí a gente faz sob todas as condições ideais e a prática vem só a partir da segunda quinzena do mês de março", explicou o chefe da unidade do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística no Ceará, Francisco José Moreira Lopes. De acordo com o documento divulgado ontem, o IBGE estima uma safra de grãos no Ceará de 1,24 milhão de toneladas ao término deste ano, o que implicaria ser 434,51% maior que a colhida em 2012, de 233,8 mil toneladas.

O documento despeja sobre as poucas chuvas que ocorreram entre 16 de janeiro e 15 de fevereiro o incremento de 0,25% sobre a previsão da safra tida no início do ano.

Comunidades rurais contarão com sinal de internet gratuito

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Na última reunião com o Epagri, a Prefeitura de Itapoá, através do Prefeito Sérgio Ferreira de Aguiar e do Secretário de Agricultura e Pesca, Joarez Antônio Santin, incluiu o município ao Projeto Beija Flor – Inclusão Digital, que prevê a disponibilidade de sinal de internet digital gratuito nas comunidades rurais do Estado. 
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Pesca do Estado de Santa Catarina, a qual já garantiu para este ano o benefício às comunidades Primeiro de Julho, Saí Mirim, Braço do Norte e Jaca.
Conforme informações institucionais do projeto, atualmente já são mais de 15.421 pessoas beneficiadas com 148 telecentros distribuídos no Estado. O objetivo é integrar comunidades, incrementar a renda, oportunizar novas colocações no mercado de trabalho e, sobretudo, ampliar o acesso a informações e conhecimentos capazes de ampliar os horizontes das pessoas.
Mais informações na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca pelo (47) 3443-6462.

Ruas terão alteração de sentido no Balneário Itapoá

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Com o objetivo de ordenar o trânsito e diminuir o índice de acidentes, a Rua João Batista Velen, conhecida como Serrinha, a Rua Ludovico Noé Zagonel e a Avenida João Horácio Vieira terão sentido de tráfego alterado. 
A partir da próxima semana, a Rua João Batista Velen, do trecho da Rua Malvina Barbosa até a Avenida João Horácio Vieira (ruas que atualmente contam com asfalto), ficará em mão única no sentido de quem chega ao município pela estrada SC 415. Assim, a Rua Ludovico Noé Zagonel, no mesmo trecho, ficará mão única no sentido contrário, sentido da Av. João Horácio Vieira para a Rua Malvina Barbosa.
Também, a Avenida João Horácio Vieira, do trecho entre a João Batista Velen (Serrinha) e a Ludovico Noé Zagonel, ficará em mão única no sentido ao Balneário Itapema. 
A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo pede atenção dos munícipes à sinalização da mudança de sentido das vias, uma vez que visa melhorar o tráfego do município.

Governo discutirá regulação de preços dos serviços dos práticos

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Em meio a críticas do setor empresarial e dos trabalhadores à Medida Provisória 595, a MP dos Portos, o governo colocou nesta quinta-feira em consulta pública a proposta de regulação dos preços dos serviços dos práticos. Esses profissionais, que são chamados negativamente de "flanelinhas de navios", conduzem as embarcações até os terminais portuários prestando assessoria aos comandantes no trajeto. A regulação dos preços de praticagem é considerada um ponto fundamental para garantir maior competitividade aos portos brasileiros, porque os custos do serviço no Brasil estão entre os mais altos do mundo. No ranking com 144 países feito pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 135ª posição no item qualidade dos portos.

A proposta de nova regulação foi preparada pela Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem (CNAP), criada em dezembro do ano passado, para fixar uma metodologia de regulação da praticagem, com preços máximos, e propor medidas para o aperfeiçoamento do serviço. Na proposta, a comissão destaca que a tarefa tem alta relevância para a eficiência não apenas do comércio internacional brasileiro, mas também no desenvolvimento da navegação de cabotagem no país.

A comissão identificou que o mercado de praticagem pode ser caracterizado pela presença de falhas de mercados. Por isso, a avaliação é que é necessária a regulação do preço do serviço, como acontece em diversos países. No documento aberto para consulta pública, o governo ressalta que a regulação econômica, com vistas à correção das falhas de mercado, não visa a inibir a geração de lucros, mas sim trazê-los a um patamar "considerados normais" para a atividade.

A metodologia proposta estabelece o preço básico do serviço de praticagem. A partir dele, poderá ser estabelecida uma estrutura tarifária. A consulta publicada no Diário Oficial da União, fica aberta até o dia 5 de abril para apresentações de sugestões. Temendo que mudanças possam afetar suas condições de trabalho, a categoria dos práticos promete entrar em greve. Recentemente, a presidente Dilma Rousseff assegurou que os profissionais não perderão seus direitos.

Fonte:Zero Hora

MultiArmazéns planeja expansão e novo terminal

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A MultiArmazéns, que detém a concessão do porto seco de Novo Hamburgo, pretende anunciar em dezembro o maior investimento da história da empresa. O diretor do grupo, Renan Henrich, adianta que a companhia irá ampliar o terminal do Vale do Sinos implementando uma plataforma logística com serviços de armazém alfandegado e geral e transporte nacional e internacional de cargas. Além disso, instalará uma unidade no município de Rio Grande para atender à indústria ligada à construção de plataformas de petróleo. As duas iniciativas devem representar um aporte de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões.

A expansão do complexo em Novo Hamburgo, de 32 mil metros quadrados de área construída para 50 mil metros quadrados, deverá ser concluída no final de 2014, e o empreendimento em Rio Grande, em meados do mesmo ano. O executivo revela que a MultiArmazéns mantém negociações com fundos internacionais e, se tudo se desenvolver satisfatoriamente, a empresa deverá efetivar um investimento ainda maior em Rio Grande, para concretizar um condomínio logístico na cidade.

Outra ação da companhia será lançada nesta sexta-feira. A empresa começará o transporte de cargas fracionadas para Buenos Aires e Montevidéu. No dia 22, Santiago do Chile também será agregado ao serviço. Henrich explica que, através de uma rede de distribuição e de coleta nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, serão acumulados pequenos volumes de mercadorias provenientes dessas regiões. Posteriormente, em Novo Hamburgo, serão concentradas essas cargas e, a cada sexta-feira, sairão caminhões para Montevidéu e Buenos Aires, e uma vez por mês, para Santiago.

O trabalho será feito com caminhões próprios da companhia, que conta no momento com uma frota de dez veículos. O dirigente prevê que haverá um grande fluxo de cargas como móveis, autopeças, produtos químicos, entre outras. Nesse primeiro momento, as rotas serão percorridas semanalmente, entretanto, em alguns meses, essa frequência deverá aumentar para pelo menos três a quatro vezes por semana. Henrich acrescenta que, em até dois anos, outra meta é instalar filiais próprias nos três países, com armazéns de distribuição. “A ideia é transformar a empresa em uma multinacional”, diz o executivo. 

Fonte: Jornal do Commercio(RS)/Jefferson Klein